93 anos de Feira do Livro de Lisboa – Conversas de Farol

FAROL DAS PALAVRAS apresenta CONVERSAS DE FAROL – Uma vez ao mês uma novidade diretamente das Terras Lusitanas com a autora Rosária Casquinha.

93 anos de Feira do Livro de Lisboa! São muito anos, muitos livros, muitos autores, muitas editoras, muitos livrólicos nada anónimos. Para mim, esta foi a edição mais emocionante de todas (tirando a de 2021 em que fui como autora, para uma sessão de autógrafos). Este ano, tive o privilégio de visitar o certame em vários dias e de participar em algumas iniciativas promovidas pelas editoras: Sprints de Leitura, Rendez-Vous de devoradores de livros, Speed Meets Literários com editores, sessões de autógrafos com autores que admiro, reencontros felizes, enfim muitas emoções.

Este é o maior evento literário do país, um verdadeiro incentivo à leitura, e tem lugar no Parque Eduardo VII, no coração da capital. Terminou esta semana e contou com 2350 eventos, 981 marcas editoriais representadas por 139 participantes, distribuídos por 340 pavilhões e o Espaço dos Pequenos Editores. Para além de áreas de restauração, também era possível sentarmo-nos à sombra, a ler, a observar o sobe e desce de pessoas carregadas de livros ou, simplesmente, a descansar as pernas.

Quero, ainda, destacar a Hora H, a hora da loucura! Este é um dos momentos mais apreciados do evento. Na última hora de funcionamento da Feira, podemos ter acesso a descontos de 50% numa seleção de livros. É a correria desenfreada aos pavilhões que têm aquele(s) livro(s) que há muito queremos comprar e que esperamos por este dia e por esta hora para o(s) adquirir a metade do preço. Vale a pena o tempo que esperamos na fila para efetuar o pagamento. Aliás, enquanto aguardamos a nossa vez, podemos iniciar a leitura.

Nesta festa do livro, foram mais de 1700 os momentos dedicados a apresentações, lançamentos de novos títulos, com a presença de autores nacionais e internacionais de renome, bem como jovens escritores que começaram agora esta desafiante aventura de escrever.

Ainda havia tanto para dizer sobre este evento que amo perdidamente. Até dava para escrever um livro! E no Brasil, qual o certame dedicado à literatura que mais amam?

Por: Rosária Casquinha / @rosaria_casquinha

Autora do Livro “No meio do Nada”, Book Lover, Travel Girl, Mentora do projeto “Cartas, atalhos que aproximam” e Fundadora do @livrosnoarmazem

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram