Festival de Banda Desenhada de Amadora – Portugal

FAROL DAS PALAVRAS apresenta CONVERSAS DE FAROL – Uma vez ao mês uma novidade diretamente das Terras Lusitanas com a autora Rosária Casquinha.

Pergunto-me como é que, em mais de 30 anos de evento, nunca tinha ido à Amadora BD? Talvez porque a banda desenhada não agitava o meu espírito de leitora. Mas uma pessoa muda e os amigos dão uma ajuda, de tal forma, que comprei nesta edição do festival o meu primeiro mangá, e já o li!

O Amadora BD foi criado em 1990 e é uma iniciativa da Câmara Municipal da Amadora, que tem por objetivo criar e educar novos leitores de banda desenhada. Comigo resultou! Este é o evento mais importante de Portugal, dedicado à banda desenhada. Reúne, anualmente, autores, editores, agentes e colecionadores de diferentes países em sessões de autógrafos, exposições, lançamentos, oficinas e apresentações. A 34ª edição decorreu de 19 a 29 de outubro e, para mim, foi toda uma descoberta.

Através das exposições patentes, vivi muitas emoções. Cruzei-me com o Super-homem, que já está com 80 anos, mas em plena forma. Celebrei os 45 anos do felino e gorducho Garfield, o gato mais sarcástico e preguiçoso que conheço. Entrei nos loucos anos 20 de “O Grande Gatsby”, através de uma excelente adaptação a BD. Emergi nos crimes mais famosos do mundo, através da homenagem que faltava prestar a Agatha Christie, a adaptação de 13 das suas obras a BD. Dei os parabéns a “uma menininha que já nasceu grande”. Mónica estás crescida, com 60 anos, continuas a ser a baixinha que nos inspira, o meu sonho é ser da tua turma… talvez seja!

O Festival de Banda Desenhada em Portugal acontece todos os anos na cidade da Amadora. Este ano (o ano da minha estreia), a edição foi dedicada aos Clássicos Intemporais, com alguns dos mais aplaudidos ícones da banda desenhada portuguesa e internacional. Com uma área expositiva de 950 m2 estiveram patentes 10 exposições, 13 editoras e ainda uma área dedicada ao gaming.

Como devem calcular, perdi-me na visita às editoras!!! Para o ano, estarei de volta.

Por: Rosária Casquinha / @rosaria_casquinha

Autora do Livro “No meio do Nada”, Book Lover, Travel Girl, Mentora do projeto “Cartas, atalhos que aproximam” e Fundadora do @livrosnoarmazem

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram